FAQ e-Auditoria

As dúvidas mais frequentes do Sistema respondidas para você!

Dúvidas gerais

Confira a seguir as principais dúvidas sobre o acesso e contrato de utilização das nossas ferramentas.

    • A e-Auditoria, fundada em 2009 por profissionais com mais de 30 anos de experiência em consultoria fiscal e tributária, se dedica a trazer oportunidades de negócios para profissionais tributários através dos pilares da tecnologia, educação e suporte.
    • A e-Auditoria oferece diversas soluções para facilitar o dia a dia dos profissionais tributários, tais como: e-Auditor, a melhor e mais completa solução de compliance fiscal, contábil e trabalhista; Monitoramento Fiscal, sistema white label para gerar honorários recorrentes através do acompanhamento contínuo e automatizado da tributação de itens; e-Recuperador, para o profissional ter mais competitividade no mercado de recuperação tributária; e muitas outras! Clique aqui para conhecer todas as soluções.
    • No menu principal da plataforma, o usuário administrador, gerente ou supervisor deve clicar no seu perfil, no canto superior direito. Em seguida, selecione a opção "Gestão de usuários". Clique no botão azul "+ novo usuário", preencha os dados de cadastro de usuário e clique em "Confirmar". É importante destacar que as senhas devem conter, no mínimo, 6 caracteres, incluindo letras e números, para garantir mais segurança.
    • O login da página de ferramentas da e-Auditoria pode ser realizado na página inicial do site, ao clicar na opção 'Login'. Basta digitar seu e-mail e senha e seu acesso será liberado. Você também pode acessar diretamente por aqui. ( https://conta.e-auditoria.com.br/Login)
    • Ao acessar cada uma das ferramentas, você observará um ícone de interrogação na parte superior da tela: o manual pode acessado por lá. Outra opção é acessar pelo e-Atendimento. Nos manuais, você encontra tudo o que precisa saber sobre a plataforma EA e suas ferramentas.
    • Basta clicar no Menu de Produtos, indicado por imagem no canto superior da tela, e mudar para a ferramenta desejada.
    • Em qualquer ferramenta, acesse o 'Menu do Usuário' e clique no ícone do usuário no canto superior direito da tela. Agora, selecione 'Minha conta' e adicione o logotipo desejado.
    • Sim, você pode acessar a nossa plataforma de ensino, e-Formação, sem custo adicional. Os treinamentos gravados podem ser acessados clicando no e-Atendimento, podendo assistir quantas vezes quiser. Caso prefira o treinamento ao vivo, essa opção está disponível dentro da nossa comunidade, com acesso através do e-Atendimento também.
    • Os boletos e notas fiscais podem ser acessados por meio do 'Menu do Usuário', na tela inicial da plataforma da e-Auditoria. Após clicar no menu, selecione a opção 'Gestão de cobranças' e ao descer a barra de rolagem, você terá acesso aos documentos.
    • Se você quiser realizar um upgrade no seu contrato, basta acessar o “Menu do Usuário”, selecionar “Gestão de cobranças” e clicar em “Solicitar upgrade de plano”. Você também pode enviar um e-mail para 'comercial@e-auditoria.com.br' ou ligar para o telefone (32) 3212-4324. .
    • Clique no ícone de interrogação em qualquer uma das ferramentas e selecione o manual e-Auditoria. Pronto, agora é só acessar o item 2.1 do manual.
    • O usuário administrador consegue fazer alteração do próprio e-mail, seguindo o mesmo processo anterior. na tela inicial da plataforma, acesse o menu de usuário no canto superior direito da tela. Escolha a opção GESTÃO DE USUÁRIO e você será direcionado para o painel com os dados de logins já cadastrados, para fazer a edição. Caso não tenha acesso a conta do administrador, basta abrir um ticket ou enviar uma solicitação para o e-mail suporte@e-auditoria.com.br que o nosso time acompanhará o processo. Neste último caso iremos encaminhar um formulário de alteração de login de administrador, para a segurança da empresa.
    • Verifique alguma destas alternativas:

      1) Se o e-mail cadastrado está correto;

      2) Se o login está ativo.

      Caso seu usuário seja o administrador, para ativar o usuário, clique em > GESTÃO DE USUÁRIOS e selecione o usuário que deseja ativar. Caso precise de ajuda, faça contato com o nosso time através do e-mail suporte@e-auditoria.com.br.
    • Sim. Na tela inicial da plataforma da e-Auditoria acesse o menu de usuário no canto superior direito da tela. Selecione a opção > GESTÃO DE USUÁRIO> e será direcionado para o painel com os dados de logins já cadastrados. Selecione o login desejado e clique com o botão direito do mouse e escolha a opção “Excluir”.

Sobre o e-Auditor

Principal sistema de Inteligência Fiscal do mercado. Audite seus arquivos com segurança, de acordo com as regras exigidas pelo governo.

    • O cadastro da empresa é realizado de forma automática (a partir da auditoria de um arquivo), ou de forma manual. Para cadastrar empresas automaticamente, é necessário acessar o e-Auditor e carregar um arquivo aceito, podendo ser um arquivo da EFD Contribuições, EFD ICMS/IPI, Sintegra, entre outros. Após carregar o arquivo, clique em Auditar agora e a empresa será cadastrada automaticamente. Para realizar o cadastro da empresa de forma manual, clique em Mais>Empresas>Cadastrar empresa. Preencha os dados solicitados e, na sequência, clique em Salvar alterações.
    • Não, os cadastros são independentes. Entretanto, para integrar as ferramentas, será necessário cadastrar a empresa tanto no e-Auditor quanto no e-Capturador. Neste caso, o e-Capturador captura documentos e envia para que o e-Auditor realize as análises automaticamente. (saiba mais sobre a auditoria automática)
    • Não. No e-Auditor, o cadastro é automaticamente, através da análise de arquivos fiscais, contábeis ou trabalhistas aceitos pelo sistema. No e-Capturador é necessário fazer um novo cadastro da empresa, tanto para capturar documentos fiscais eletrônicos diretamente da SEFAZ, quanto para monitorar arquivos em diretórios internos da empresa.
    • Para excluir uma empresa cadastrada, acesse a opção > MAIS , em seguida >EMPRESAS e localize a empresa que deseja excluir. Do lado direito da tela irá aparecer a opção ‘Excluir empresa’, ao selecionar essa opção a empresa será excluída.

      Observação: A opção de excluir empresas no e-Auditor é habilitada apenas para os clientes que possuem plano com cadastro ilimitado de empresas. Caso seu plano tenha limitação e atinja o limite de CNPJs analisados, orientamos entrar em contato pelo e-mail suporte@e-auditoria.com.br, para fazer um upgrade de plano.
    • No menu principal da plataforma, o usuário administrador, gerente ou supervisor, deve clicar no seu perfil, no canto superior direito. Em seguida, selecione a opção "Gestão de usuários". Clique no botão azul "+ Novo usuário", preencha os dados de cadastro de usuário e clique em "Confirmar". É importante destacar que as senhas devem conter, no mínimo, 6 caracteres, incluindo letras e números, para garantir mais segurança.
    • Para alterar o login do usuário, na tela inicial da plataforma, acesse o menu de usuário no canto superior direito da tela. Escolha a opção GESTÃO DE USUÁRIO e você será direcionado para o painel com os dados de logins já cadastrados. Para editar, primeiro exclua o login que será substituído e em seguida cadastre o novo login.

      Obs: Apenas o usuário administrador consegue fazer alteração dos próprios dados e dos demais usuários.
    • Não, os tickets são geridos por usuário. Noutros termos, cada usuário só pode acessar os tickets de suporte abertos por ele mesmo.
    • Não há como precisar o tempo para que uma análise seja concluída, pois existem vários fatores que interferem nesse processo, como o tamanho dos arquivos, o número de documentos, a profundidade dos cruzamentos, etc. O e-Auditor realiza ciclos de monitoramento no e-Drive para verificar se existem arquivos disponíveis para que a auditoria seja realizada. Se, durante este monitoramento, for identificado um arquivo constante do plano de auditoria da empresa, ele será automaticamente analisado e os resultados gerados.
    • Não é possível excluir arquivos após o carregamento. Se o arquivo foi anexado erroneamente, você deve clicar em Reiniciar análise e carregar os arquivos novamente.
    • Basta excluir os resultados do e-Drive, assim esses não serão apresentados no e-Auditor. Para isso, é necessário acessar o e-Drive, clicar em Resultados do e-Auditor, selecionar a empresa, marcar o resultado que deseja excluir e clicar em Excluir.
    • Você pode verificar as extensões, como gerar os arquivos e todos os cruzamentos possíveis em nosso Manual do usuário. Para acessá-lo, basta clicar no ponto de interrogação situado ao lado direito na parte superior da tela.

Sobre e-Capturador

Com o e-Capturador, você captura automaticamente os arquivos XML (NF-e/CT-e) de terceiros e de emissão própria*, realiza a Manifestação Conclusiva do Destinatário de forma manual ou automática, além de ter um editor exclusivo do SPED que permite alterações rápidas e precisas.

    • O e-Capturador é uma plataforma complementar desenvolvida pela e-Auditoria para otimizar e simplificar o trabalho diário de sua empresa em conjunto com nossos produtos. Ele oferece diversas funcionalidades, como a Manifestação do Destinatário, permitindo a baixa de documentos fiscais de fornecedores emitidos para o seu CNPJ diretamente da Receita Federal do Brasil (RFB). Além disso, o e-Capturador possibilita a edição de arquivos SPED, a geração de relatórios auxiliares, a organização das obrigações acessórias e a sincronização com o e-Drive para uma guarda segura dos arquivos. Com essas e outras funcionalidades, o e-Capturador torna-se uma ferramenta essencial para a gestão eficiente e segura das obrigações fiscais da sua empresa.
    • O e-Capturador é destinado às empresas clientes da plataforma Conta Única e-Auditoria, essa ferramenta pode automatizar o processo de auditoria da empresa, coletando documentos diretamente da RFB e catalogando obrigações acessórias para uma melhor organização.
    • O sistema captura diretamente da RFB as Notas Fiscais Eletrônicas (NF-e) e Conhecimentos de transportes (CT-e), modelo 55 e modelo 57, emitidas por terceiros (notas de entrada). O sistema monitora as pastas mapeadas do seu computador e detecta as NF-e de emissão própria, bem como os CT-e (57), NFC-e (65), CT-E OS (67), SAT (59), e obrigações acessórias salvos. Esses documentos são catalogados e armazenados no eCapturador juntamente com as NF-e de terceiros capturadas da RFB. Importante salientar que o sistema não captura e não armazena nota fiscal de serviços NFSE.
    • Não. A própria RFB não permite que realizemos essa busca direto no servidor dela. Por isso, realizamos a busca localmente do seu computador, monitorando uma pasta onde os xmls estão armazenados. Para o monitoramento local é possível a importação da NF-e (modelo 55), CT-e (modelo 57), CT-e OS (modelo 67), NFC-e (modelo 65) e SAT (modelo 59).
    • O e-Capturador é programado para capturar arquivos XMLs emitidos contra o CNPJ cadastrado em sistema de forma automática, direto da receita em âmbito nacional. Baixamos os modelos 55 (NFe - nota fiscal de produto) e 57 (CT-e de transporte, desde que seja o emitente ou o tomador do frete). Lembrando que sempre, somente com o certificado digital (modelo A1 ou A3, não serve procuração). Já os modelos suportados para armazenamento seguro no e-Drive são:
      • Nota fiscal eletrônica (NF-e) - modelo 55;
      • Conhecimento de Transportes (CT-e) - modelo 57 – quando a empresa é emitente ou tomadora
      • baixamos automaticamente da receita o CTe, visto que, somente nesses 2 casos citados é obrigatório a escrituração do documento fiscal;
      • Conhecimento de Transportes (CT-E OS) - modelo 67;
      • Nota fiscal Consumidor Eletrônica (NFC-e) - modelo 65;
      • Cupom Fiscal - SAT - modelo 59.
      Com relação à captura dos arquivos de saída, essa busca não é feita na Receita e sim localmente na máquina do cliente. O e-Capturador consegue monitorar em tempo real a pasta onde o programa emissor de NFs salva os arquivos no formato XML de saída e importá-las para dentro do sistema e, se for o caso, enviá-las direto para o armazenamento em nuvem pelo e-Drive.
    • Não, atualmente não é possível manifestar este modelo.
    • Sim, quando são liberados pela RFB.
    • De posse de uma conta e-Auditoria, qualquer empresa e ou prestador pode fazer uso do e-Capturador, podendo o mesmo, receber documentos direto da RFB, monitorar e catalogar obrigações acessórias locais e entre outras funcionalidades disponíveis.
    • Não é recomendável monitorar os mesmos CNPJs, com instalações diferentes do e-Capturador, sob o risco de ocorrerem erros e duplicidades na manifestação do destinatário, além de bloqueio por consumo indevido no ambiente nacional da RFB para baixar notas emitidas por terceiros com o certificado digital da empresa para o mesmo CNPJ.
    • No e-Capturador não existe limite de cadastros, pode cadastrar quantas empresas for necessário.
      O procedimento de cadastro é:
      • No menu esquerdo da tela inicial do e-Capturador, clique em Empresas.
      • Em seguida, clique no botão Cadastrar uma nova empresa no canto inferior direito da sua tela.
    • Não, o sistema deverá ser instalado em uma máquina somente, evitando duplicidades de eventos e aumento no tempo de consultas aos servidores da RFB. Você pode instalar o sistema em outras máquinas, desde que cadastre outro usuário e desde que monitore os documentos de outra empresa. O que não pode ser feito é utilizar a mesma licença (mesmo usuário) em vários computadores, nem utilizar licenças diferentes para monitorar os documentos fiscais do mesmo CNPJ. Caso utilize a mesma senha em mais de um computador, a plataforma será bloqueada, e sua liberação só será possível entrando em contato com a e-Auditoria.
    • Recomendamos instalar nas próprias empresas, por dois motivos básicos:
      • 1. Somente quem compra e recebe mercadorias pode realizar a manifestação do destinatário corretamente.
      • 2. O sistema de manifestação do destinatário da RFB não disponibiliza para download automático os documentos de emissão própria. Assim, o e-Capturador precisa ter acesso aos xmls de emissão própria para realizar o monitoramento. Esses documentos são armazenados na própria empresa e não no escritório de contabilidade.
        Caso a empresa trabalhe com contabilidade ou consultoria externa, recomendamos utilizar a ferramenta de compartilhamento presente no sistema e-Drive, para permitir que os profissionais externos tenham acesso em tempo real aos documentos fiscais eletrônicos, sem custos adicionais.
    • Sim. A ferramenta de compartilhamento presente no sistema e-Drive permite compartilhar com uma ou mais pessoas (Ex.: contador e/ou consultor externo). Desta forma, é possível realizar o compartilhamento de documentos com várias pessoas ao mesmo tempo, como por exemplo, um contador compartilhando documentos com vários clientes.
    • O padrão de salvamento do e-Capturador é: /Meus documentos/eAuditoria360/*
    • Sim. O local de salvamento é definido pelo sistema e pode ser alterado a qualquer momento na área de configurações.
    • Para capturar os documentos fiscais eletrônicos que você gera e/ou que mantém no seu computador (Ex.: NF-e de emissão própria, CT-e, NFC-e). Isso porque, o sistema de manifestação do destinatário da RFB não disponibiliza para download automático os documentos fiscais de emissão própria, somente os documentos de terceiros.
      Dessa forma, o e-Capturador pode monitorar as pastas onde você salva seus documentos fiscais, organizando todos os documentos (salvos por você e capturados da RFB).
      Além dos documentos fiscais nos modelos citados acima, o monitoramento também irá catalogar obrigações acessórias, que poderão ser usadas no processo de auditoria automática e/ou simplesmente enviadas ao e-Drive para guarda segura.
    • Nenhuma. O local de salvamento padrão é onde o sistema salva os documentos e eventos localizados na base da RFB.
      Já as pastas monitoradas, são locais definidos pelo usuário, para que o sistema monitore determinadas pastas. Assim, podem receber novos documentos fiscais por outras vias, como documentos de emissão própria.
    • O e-Capturador aceita 2 tipos de certificado, indicamos preferencialmente o certificado A1, pelo fato do mesmo não necessitar de digitar o PIN, porém o e-Capturador também irá aceitar o A3, requisitando o PIN do certificado sempre que necessário.
    • Sim, pode ser o modelo A1 ou A3.
    • Sim. Se o seu certificado digital englobar vários CNPJs, basta informar o certificado e cadastrar o primeiro estabelecimento. Informe o mesmo certificado e cadastre o segundo estabelecimento. Repita o mesmo processo quantas vezes for necessário. Em caso de dúvidas, consulte seu fornecedor de certificados digitais.
    • Não. Só é permitido a baixa de documentos fiscais para o(s) CNPJ(s) englobado(s) no certificado digital de sua(s) empresa(s).
    • Não, o sistema exige o certificado digital da empresa que deseja capturar as NF-e’s emitidas contra seu próprio CNPJ.
    • Não. O e-Capturador foi criado baseando-se nos moldes oficiais desse tipo de consulta na RFB, e para se ter acesso ao documento fiscal, é preciso antes aplicar o evento de ciência da operação. Através do evento de ciência da operação, o manifestante declara ciência da operação destinada ao CNPJ, mas ainda não possui elementos suficientes para apresentar uma manifestação conclusiva
    • Não existe prazo definido. Há casos que o mesmo surge nas listagens minutos após a emissão, em outros casos, pode até demorar alguns dias, não há como controlar esses prazos. Em caso de dúvidas, sugerimos que procure diretamente a RFB.
    • Uma série de fatores vai determinar o tempo aproximado de baixa dos documentos. Empresas que recebem muitos documentos fiscais demoraram mais tempo para baixar todos os documentos, pois precisam aplicar os eventos de ciência da operação em cada um que for encontrado.
      Após a aplicação do evento de ciência da operação, a RFB disponibiliza o documento para download, nas próximas horas. Não há uma definição correta de tempo até o momento, há casos em que após alguns minutos os documentos já são disponibilizados. Noutros, percebemos um certo atraso na operação, porém não há nada que possa ser feito para acelerar o processo. O e-Capturador irá resgatar o documento tão logo o mesmo se encontre disponível na RFB.
    • Sim, é possível realizar o cadastro de pessoa física (CPF) dentro do e-capturador. Porém, nesse caso, só será realizada a baixa do "resumo do documento", que trata-se do "cabeçalho" da nota fiscal eletrônica (NFe). Importante salientar que o download do documento, ou seja, a baixa do arquivo XML não será efetuada devido aos parâmetros da própria RFB.

Sobre e-Consulta

Informações rápidas, sobre tributações vinculadas aos códigos NCM e o correto enquadramento no Simples Nacional através do CNAE, em suas mãos.

    Consulta de tributação por NCM:
    • A pesquisa poderá ser realizada através do código NCM ou palavra-chave. Ao iniciar a digitação, o sistema já irá apresentar os resultados relacionados. Selecione o código NCM desejado e você terá todas as informações tributárias vinculadas, como tributação de IPI, II (TEC), PIS/COFINS, ICMS Interno, ICMS-ST, Pauta Fiscal e também o enquadramento Nacional do CEST.
    • É necessário que preencha a barra de pesquisa contendo as oito posições da NCM. Através da palavra-chave você também consegue realizar essa pesquisa. Atenção: ao pesquisar por meio da palavra-chave, esta deve ser preenchida conforme descrição da NCM de acordo com a Tabela TIPI e não de acordo com a descrição do seu produto (exemplo: pesquise por “achocolatados”, não por Nescau).
    • Por se tratar de uma operação interna, ou seja, uma operação dentro do mesmo estado, a UF de origem e destino será a mesma. Portanto, basta selecionar o estado que deseja realizar a consulta.
    Consulta do enquadramento no Simples Nacional por CNAE:
    • Poderá ser realizada através do CNAE ou pela descrição da atividade (conforme classificado pelo IBGE). Através da consulta por CNAE, você poderá verificar todas as hipóteses de classificação entre os Anexos do Simples Nacional 2018.
    • O e-Consulta traz as seguintes informações:
      • Código CNAE da atividade
      • Descrição da atividade
      • Anexo
      • Descrição do Anexo
      • Data da vigência de início e fim
      • Observação (base legal)
      • Impedimento CNAE (se caso aquele CNAE tiver algum impedimento ao Simples Nacional);

Sobre e-Drive

Espaço em nuvem dedicado ao processamento de auditorias em Documentos Fiscais Eletrônicos e Obrigações Acessórias.

    • Ao entrar na plataforma Conta Única e-Auditoria, selecione o aplicativo e-Drive. Outra opção é acessar a ferramenta a qualquer momento pelo Menu de Produtos (saiba mais).
    • Seu e-Drive vem com o espaço de armazenamento definido de acordo com o plano contratado. Os detalhes de armazenamento são exibidos no menu da ferramenta.
    • Sim. Para aumentar seu espaço no e-Drive, você deve encaminhar a sua solicitação via Ticket de Suporte, disponível no e-Atendimento, formalizando o cenário desejado. Você também pode entrar em contato através do telefone (32) 3212-4324 e/ou encaminhar e-mail para comercial@e-auditoria.com.br.
    • O e-Drive permite que você faça uma extração de todos os dados das notas fiscais para uma planilha em Excel, que traz também a consolidação dos valores de ICMS, IPI, PIS e COFINS por CST, CFOP e alíquota.
    • Na página principal do e-Drive, clique em “Resultados”. Todos os backups de resultados das auditorias realizadas com o e-Auditor estarão disponíveis. Clicando para visualizar você será direcionado para o e-Auditor onde os resultados serão exibidos, você pode pesquisar por empresa ou por data.
    • Sim, é possível compartilhar o armazenamento. Consulte o item 7 do Manual do Usuário.
    • Na tela inicial do e-Drive, clique em “Importar Arquivos”. Depois clique em “Adicionar arquivos” e selecione os arquivos a serem importados, os arquivos precisam estar compactados em formato .RAR. Se preferir, você pode arrastar os documentos para a tela com seu mouse. Lembrando que a empresa precisa estar cadastrada no e-Drive antes de importar os arquivos.
    • Sim, é só selecionar o arquivo através do no menu “ACESSO AOS ARQUIVOS”. Ao selecionar o arquivo desejado, será disponibilizada a opção de exclusão.
    • A ferramenta armazena os Documentos Fiscais Eletrônicos (arquivos xml), Obrigações Acessórias e Resultados de Auditorias. Consulte os itens 2, 3 e 4 do Manual do Usuário.

Sobre e-Simulador

Ferramenta para cálculo da MVA Ajustada, ICMS-ST, Simples Nacional 2018 e DIFAL para não contribuinte, além do Simulador de Regime de Tributação.

    • Para ter um cálculo exato sobre o DIFAL, você deve preencher todos os campos solicitados pela ferramenta, obrigatoriamente os sinalizados com asterisco (*). Nos campos sinalizados com sinal de mais (+), o e-Simulador já traz as opções para realizar o preenchimento. Alguns campos serão preenchidos automaticamente, conforme o caso (ex: alíquota interestadual de acordo com o preenchimento da UF de origem e destino). Depois de preencher os dados necessários, basta clicar em “Calcular”.
    • A ferramenta deve ser utilizada para realizar o cálculo do DIFAL em operação interestadual destinada a consumidor final não contribuinte, de acordo com a Emenda Constitucional 87/2015.
    • Não realizamos o preenchimento a partir de busca de informações de arquivos, é necessário preencher os dados manualmente.
    • Para apresentar os valores de Simples Nacional é necessário que você preencha, além das Receitas mensais por anexo, a Receita bruta acumulada nos últimos 12 meses.
    • Não, a ferramenta foi criada com a finalidade de auxiliar na mudança da forma de cálculo do Simples Nacional a partir de 2018.
    • Para obter resultados mais precisos, você deve preencher todos os campos solicitados pela ferramenta, crucialmente os sinalizados com asterisco (*). Nos campos sinalizados com sinal de mais (+), a ferramenta já traz as opções para realizar o preenchimento. Depois de preencher os dados necessários, basta clicar em Calcular.
    • Sim, quando não possuir receita bruta acumulada nos 12 últimos meses, deve-se responder à pergunta “Possui receita dos últimos 12 meses” com "Não". Informar valor numérico em todos os campos que fizerem referência desde o primeiro mês de atividade da empresa até o mês atual. Nos meses de atividade em curso em que não houve faturamento preencher o campo com valor igual a "0,00".

Sobre e-Recuperador

Realiza o levantamento de créditos com rapidez e precisão através de arquivos digitais.

    • Sim. O nosso sistema atende todos os regimes de tributação, com oportunidades para todos realizarem a recuperação de créditos.
    • O e-Recuperador aceita diferentes tipos de arquivo de acordo com o regime de tributação em que a empresa analisada se encontra e o módulo acessado. Para maiores esclarecimentos, acesse o Manual do Usuário.
    • Sim, você pode inserir ou alterar itens. Para maiores informações, consulte o Manual do Usuário.
    • Para facilitar o processo de classificação fiscal, o e-Recuperador foi integrado à base de dados do e-Consulta, o sistema da e-Auditoria que contém toda a tributação dos produtos por NCM, inclusive com a evolução histórica de alíquotas e situações tributárias. Assim se o seu cadastro de itens possuir os códigos NCM, o e-Recuperador irá realizar uma sugestão de classificação fiscal. Entretanto, cabe ao usuário concordar (ou não) com as sugestões apresentadas.
    • Sim, disponibilizamos a ferramenta e-Consulta, onde é possível realizar as consultas de tributação. Além disso, você pode utilizar e o e-Atendimento para abrir um ticket para ter o auxílio de nossos especialistas.
    • Temos um compilado completo de aulas, cursos e mentorias disponíveis na plataforma e-Formação, dedicados a ensinar sobre recuperação de crédito. Essa é uma excelente oportunidade para se aprofundar no assunto com recursos de qualidade. Para acesso ao e-Formação acesso o link https://www.comunidadeeauditoria.com.br/conteudo/eauditoria. E você pode contar também com nosso time de suporte para tirar dúvidas através do suporte@e-auditoria.com.br
    • Para acessar as videoaulas, vá até o item 2.4 do manual. Lá você encontrará as aulas sobre o embasamento legal desta recuperação de créditos, sobre a utilização do e-Recuperador, a formalização do Pedido Eletrônico de Restituição, e, finalmente, sobre como transformar o e-Recuperador em Oportunidade de Negócios. Como bônus, incluímos uma videoaula sobre a geração de honorários recorrentes e preparamos um pacote com modelo de proposta para levantamento Recuperação de Créditos, modelo de contrato de honorários, e-Books, infográficos relacionados e manuais oficiais do Simples Nacional.
    • Realize a apuração dos créditos, confira os resultados gerados e separe a documentação necessária. No módulo do e-Atendimento, explicamos o passo-a-passo para você realizar a sua recuperação de maneira prática e segura.

Sobre e-Atendimento

Esclareça dúvidas com nossos especialistas sobre as auditorias realizadas e a legislação vigente.

    • Sempre que houver qualquer dúvida sobre as ferramentas ou sobre as mensagens de auditoria apontadas pelo sistema. Verifique se seu contrato abrange o suporte avançado, onde é possível abrir tickets para tratar de questões legislativas, trabalhistas ou contábeis. Você também pode abrir um ticket para solicitar um upgrade de seu contrato. Um dos nossos especialistas irá te auxiliar.
    • Para abrir um ticket, basta acessar o módulo e-Atendimento e escolher a opção “Abertura de tickets” ou através do ponto de interrogação o canto superior direito da tela
    • Caso tenha alguma dúvida ou precise de ajuda, você pode acionar o nosso time de suporte por meio do ticket ou do envio de e-mail para suporte@e-auditoria.com.br
    • A solicitação é atendida em até 48 horas após a abertura do ticket.
    • Para consultar todos os tickets abertos, na tela inicial da plataforma, clique no ponto de interrogação no canto superior direito e escolha a opção “Gestão de tickets”.
    • O suporte é liberado de acordo com o plano contratado. Caso tenha dúvidas se o plano tem direito a suporte, entre em contato através do e-mail suporte@-auditoria.com.br que nosso time lhe informará sobre a disponibilidade no plano contratado.
    • O suporte técnico “básico” engloba orientações e treinamentos sobre a operacionalidade dos softwares, sobre a interpretação das mensagens de erro apontadas nos relatórios fornecidos pelo sistema e sobre a legislação tributária, desde que relacionadas aos resultados das auditorias geradas pelo sistema. Já o suporte técnico “avançado”, além dessas orientações e treinamentos, também engloba orientações sobre as consultas de tributação disponibilizadas no sistema, sobre rotinas fiscais, como as relacionadas à emissão e classificação de documentos fiscais, apuração de tributos, emissão de guias de recolhimento e livros fiscais, entre outros. Engloba também orientações acerca de rotinas do Departamento Pessoal, tais como, mas não exclusivamente, as relacionadas ao processamento e lançamento de folhas de ponto e folhas de pagamento, admissões, rescisões, férias, benefícios, afastamentos, entre outros, orientações sobre enquadramentos tributários mais favoráveis (Lucro Real, Lucro Presumido ou Simples Nacional), de acordo com as ferramentas de cálculo disponibilizadas no sistema e a extração de informações e elaboração de planilhas a partir de arquivos fiscais e contábeis.
    • Clique no ponto de interrogação no canto superior da tela e selecione a opção >Materiais Educacionais.
    • O acesso ao suporte é ilimitado. Os especialistas estão à disposição para responder as dúvidas e auxiliar nos processos de análises das obrigações.