Quando o assunto é o sucesso do seu negócio, pode ter certeza: a marca é o fator mais importante! Independentemente do ramo de atuação de uma empresa, ela representa o seu DNA, ou seja, é ela quem estabelece o elo entre o cliente e o “produto”. No universo empresarial, sua imagem está diretamente ligada à ideia captada pelo consumidor em relação a sua marca. Este é o efeito que ela produz. Nesse contexto, existe uma outra figura que caminha junto à marca, tão importante quanto e que merece total destaque: o logotipo.
Para compreender a importância do logotipo para o sucesso do seu negócio – neste artigo iremos tratar especialmente do negócio contábil – vamos apontar sete dicas essenciais do marketing para serem levadas em consideração na hora de dialogar com o Designer Gráfico. Via de regra, os profissionais da área do Design são os técnicos capacitados para elaborar o seu logotipo.
Antes de tudo, porém, é indispensável compreender a diferença entre a marca e o logotipo, expressão muito confundida na hora de ser conceituada.
Logotipo versus Marca
Para muitos curiosos, de modo geral, as expressões “marca” e “logotipo” são consideradas a mesma coisa e, por isso, acabam sendo utilizadas como palavras sinônimas. Porém, conforme defendem a maioria dos profissionais do ramo gráfico, é importante salientar que, apesar de estarem totalmente relacionadas, elas representam conceitos completamente diferentes.
Em síntese, o logotipo é a representação gráfica por meio de uma imagem, símbolo ou desenho, identificando um nome, uma marca, uma empresa ou um produto específico. Ele precisa vender, por si mesmo, um discurso em forma de imagem. Como a embalagem de um produto que você nunca experimentou, por exemplo, mas que se sente atraído por ela.
Já a marca é uma especificação que permite identificar uma empresa (seja por nome, termo, desenho ou característica que a diferencia dos demais concorrentes). Ela é uma estratégia que engloba o conjunto de elementos que identificam uma empresa, podendo ser formada por uma palavra, slogan, forma de atendimento, logotipo, entre outros.
Para ser mais específico, como estamos tratando de um escritório de contabilidade, o logotipo do seu estabelecimento precisa demonstrar a capacidade do negócio para atender às necessidades dos seus clientes, garantindo satisfação e a melhor experiência daqueles que optam pela prestação do seu serviço. Além de transmitir autoridade de quem sabe o que está fazendo, por meio do logotipo você faz com que o nome do seu escritório seja reconhecido, amplia sua rede de contatos, aumenta sua carteira de clientes e faz o seu empreendimento crescer.
Mas como criar seu logo? Como já mencionado, ele deve ser construído por um Designer Gráfico, mas sempre com o apoio indispensável de quem verdadeiramente entende do negócio, neste caso, o proprietário, os sócios, os diretores…
É por meio de um estudo bem estruturado que se pode aferir informações detalhadas sobre o seu ramo, produtos e serviços, clientes, concorrentes, fornecedores e, principalmente, pontos fortes e fracos do negócio, contribuindo para a identificação da viabilidade de sua ideia. Com base em um profundo conhecimento sobre o seu ramo de atuação e na definição de um propósito bem definido é que o profissional poderá materializar seu logotipo.
A seguir listamos sete dicas essenciais do marketing para serem levadas em consideração ao elaborar seu logotipo:
- Estabeleça o estilo e a cara do logotipo
Juntamente com o profissional que você escolheu para elaborar seu logotipo, para que seja definida a aparência, você deve estabelecer qual mensagem quer transmitir. Neste ponto, saber ouvir a voz do profissional contratado é o fator determinante. É ele que, com base no estudo minucioso do seu negócio, tem o conhecimento técnico para fazer expressar em poucas palavras e, principalmente, de maneira visual, a essência que seu logo deve ter.
- Pesquise tendências do mercado de criação
Uma ótima ideia para criação do seu logotipo é pesquisar tendências do que tem sido criado. Para isso, explore a internet e consulte sites e blogs especializados.
- Opte por um tipo de fonte coerente
A escolha da fonte para seu logotipo é uma etapa crítica do processo de criação. Seja qual for o estilo, é válido analisar qual melhor combina com o seu escritório. As fontes podem ser serifadas (aquelas com pequenos traços e prolongamentos nas hastes das letras), ou sem serifa (aquelas que não possuem esses traços e alongamentos). Uma fonte serifada pode ser a escolha certa para seu projeto, especialmente se você precisa de um estilo elegante e luxuoso ou tradicional e profissional, vai depender de cada caso.
- Valorize a combinação de letras
Muitas vezes, a combinação mais simples de algumas letras pode revelar criações geniais. Alguns logotipos são criados com base nas letras da marca. Tente digitar o nome da marca para a qual o logo será criado usando diferentes tipos de fontes. A seguir, veja qual combina mais com o estilo que deseja empregar.
- Atenção redobrada às cores
De acordo com a psicologia, as cores empregadas no seu logotipo dizem muito sobre a ideia que ele representa. Por isso, na hora da escolha, todo cuidado é pouco! Usualmente, de acordo com as culturas, as cores podem refletir sentimentos, sensações e significados diferentes. Para nós, por exemplo, o vermelho remete à ação, ao amor e à paixão, para outras culturas, à dor, à tristeza…
- Símbolos e formas
Algumas organizações dão lugar aos símbolos e formas em detrimento do texto. Apesar de parecer simples, a opção por este formato requer muito planejamento. A ideia é que, assim que o cliente tiver o primeiro contato com o seu logo, ele faça associação a sua marca.
- Cautela além da personalidade
Por fim, cautela! Na hora de se reunir com o Designer Gráfico, não deixe a emoção tomar conta de você, ele saberá conduzir. Se precisar debater ou opinar sobre fontes, cores e formas, demonstre personalidade, mas seja cauteloso. Para um escritório de contabilidade, um logotipo mais sério e com ar mais sóbrio é importante para passar segurança, credibilidade e confiança.
Viu só quantas informações são necessárias para criar um logotipo? O que é preciso ter em mente é que não adianta nada ter um logo com um design bonito ou agradável aos olhos se tudo isso não estiver conectado com o propósito do seu escritório.
As dicas que listamos aqui não dão apenas a ideia do quão dificultoso é o trabalho daqueles que realizam o processo de criação de um logotipo, mas sobretudo, de quão essenciais são!
Para consolidar um logo de sucesso e se destacar no mercado, antes de mais nada, é preciso aliar o seu uso a um serviço de qualidade que ofereça aos contratantes recursos tecnológicos e avançados, otimizando a prestação dos serviços.
A utilização de um serviço de auditoria digital adequado, por exemplo, é essencial para realizar um trabalho contábil com rapidez, eficiência e precisão. Isso é fundamental para a conquista de novos clientes, preservação dos atuais e expansão do seu negócio.