Há uma grande competitividade no mercado da contabilidade. Organizações contábeis sem registro praticando concorrência desleal e honorários aviltantes vêm dificultando a vida dos profissionais que trabalham de maneira séria e responsável.
A situação é ainda pior na medida em que muitos empresários não percebem valor nos serviços contábeis. Eles acreditam que os escritórios são todos iguais, e que o preço pago não afetará a qualidade da contraprestação. Com esta visão míope, as empresas contratam os serviços mais baratos. Afinal, por que pagar mais se o retorno esperado é o mesmo? O problema é que a história não é bem essa, e muitos descobrem que escolheram mal seus contadores após passar por inúmeros problemas junto ao Fisco ou após fracassar na gestão de seus empreendimentos.
Preço x Valor
Mas como conquistar mais clientes sem entrar na guerra de preços existente atualmente no mercado? A resposta é simples: criar diferenciais em relação aos seus concorrentes e vender seus serviços baseados em VALOR.
Hoje, vamos falar de uma forma que vem se mostrando muito eficaz para vários profissionais da área contábil, que é o uso da AUDITORIA ELETRÔNICA, tecnologia que agrega valor, amplia o leque de serviços prestados, reduz custos, aumenta a qualidade e gera maior lucratividade.
Antes, porém, vamos entender o que é vender serviços baseados em valor. Todo cliente contrata com base na diferença entre os benefícios e os custos percebidos em uma troca. Quanto mais o cliente percebe valor agregado nos serviços, maior é o preço que ele se dispõe a pagar. Afinal, o que importa, na realidade, é o valor, e não o preço. Os consumidores não pagam por um valor que não percebem, mesmo que esse seja real. O grande desafio, então, é determinar o que os clientes valorizam e fazer com que estes valores se tornem perceptíveis.
PREÇO é o que se pretende cobrar, e VALOR é o quanto o consumidor acredita que vale a pena pagar, considerando os benefícios recebidos em comparação com o custo de contratação. Percebe o quanto é essencial criar diferenciais para fugir da guerra de preços? Afinal, se todos os contadores fazem a mesma coisa, resta ao cliente definir por aquele que cobra menos. Por outro lado, ao inovar e se diferenciar dos concorrentes, o profissional oferece valores adicionais para os clientes, que pagam mais por isso.
Criando diferenciais
Uma estratégia vencedora de diferenciação no mercado e criação de valor é trabalhar com um sistema de AUDITORIA ELETRÔNICA. Neste aspecto, o e-Auditor é uma ferramenta altamente eficaz para realizar diagnósticos nas obrigações acessórias, guiar os trabalhos de correção e promover melhorias de processos. Afinal, o sistema audita arquivos fiscais com critérios muito similares aos da Fiscalização. Em poucos segundos, é possível realizar milhares de verificações e cruzamentos, detectar inconsistências, informações divergentes e falhas no estoque.
Os profissionais e escritórios especializados que utilizam o e-Auditor atuam de forma direcionada, auxiliando seus clientes a resolver os problemas identificados pelo sistema, e não desperdiçando seu tempo na procura manual de erros. Fazendo uma analogia, o e-Auditor funciona para os profissionais tributários assim como um diagnóstico por imagem funciona para um médico. Não é necessário operar o paciente para diagnosticar um problema. Aparelhos modernos e não invasivos cumprem esta função com muito mais rapidez e eficiência. Mas não adianta entregar um laudo de tomografia para um paciente e esperar que o problema esteja resolvido. O paciente não sabe que rumo tomar, é necessário que haja a atuação de seu médico que, com base nos resultados da tomografia, irá prescrever o tratamento adequado.
Assim ocorre com os contadores que auxiliam seus clientes a partir do laudo da auditoria eletrônica. Com o diagnóstico em mãos, eles podem apontar quais caminhos seguir, quais tipos de correções priorizar e o que melhorar nos processos de geração das informações contábeis e fiscais. Noutros termos, o e-Auditor aponta os erros (diagnóstico), e os profissionais apontam os caminhos para solucionar os problemas e mitigar os riscos (plano de tratamento).
Afinal, quais diferenciais são esses?
O e-Auditor abre uma grande possibilidade de formatar serviços diferenciados com maior valor agregado, como por exemplo:
• Prestar assessoria mensal junto aos clientes, auditando inconsistências, antecipando análises que a própria fiscalização faz e apontando caminhos para mitigar riscos fiscais;
• Auxiliar os clientes no cumprimento de intimações fiscais, montando fluxos de estoque, auditando inventários, verificando inconsistências e cruzando dados;
• Realizar revisões fiscais preventivas, um trabalho extremamente aconselhável, que deve ser feito ANTES que a empresa seja intimada;
• Realizar trabalhos específicos de revisão de estoque para empresas comerciais, montando fluxos de mercadorias, comparando saldos declarados e auditados, identificando omissões de entradas e saídas, ocorrências de saldos negativos e indicando as providências necessárias;
• Realizar perícias na área fiscal a partir do mapeamento de dados e das análises fornecidas pelo sistema;
• Fazer propostas comerciais baseadas em diagnósticos eletrônicos, apontando caminhos e escopos de trabalho mais definidos.
Enfim, são muitas as possibilidades de utilização. O fato é que, nesta nova era da fiscalização, é essencial ter ferramentas de inteligência fiscal que trabalhem de forma similar ao Fisco. Milhares de escritórios de contabilidade já utilizam a tecnologia de ponta do e-Auditor para criar serviços diferenciados e agregar valores, como qualidade dos serviços, confiabilidade, agilidade, responsabilidade e inovação.
E você, prefere continuar fazendo os mesmos serviços de seus concorrentes e continuar na guerra de preços?