Analisando dados disponibilizados pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC), percebemos que, de 2004 a 2016, houve um aumento de quase 50% no número de contadores e técnicos em contabilidade registrados. De 359.019 em 2004, chegamos a 536.240 no final de 2016. Na contramão desses números, houve uma queda considerável na quantidade de empresas prestadoras de serviço contábeis: de 68.007 em 2004 para 57.900 em 2016. Estes números nos mostram que, embora a quantidade de novos profissionais seja grande, muitos (a maioria) não conseguiram alcançar o sonho (quase sempre comum) de abrir um negócio próprio. Além disso, considerando que o número de organizações contábeis caiu significativamente (mais de 10 mil), percebemos que muitas empresas não têm conseguido se manter no mercado.
Um dos motivos determinantes para esse resultado certamente é a ausência de inovação. O esforço que era realizado para manter um negócio funcionando em 2004 não é mais suficiente para alcançar o mesmo efeito hoje. Em outras palavras, o empenho capaz de atingir o sucesso no passado não é o mesmo necessário agora. Hoje precisamos trabalhar muito mais, para alcançar (talvez) o mesmo resultado. Não é demais afirmar que, nos dias de hoje, com a globalização e o acirramento da concorrência, se você continuar fazendo o que sempre fez, obterá resultados inferiores aos do passado.
Muitos profissionais tendem a atuar de forma tradicional, ou seja, repetem o que outras instituições já colocaram em prática e acabam incorrendo nos mesmos erros. Isto porque as exigências do mercado variam e crescem de forma assustadora, e se o profissional não se reinventa a cada dia, será engolido pela grande concorrência. O perfil de um bom profissional hoje é muito diferente do que era valorizado há anos atrás. O sucesso profissional vem acompanhado de um fator fundamental: inovação.
Por mais que seja diferenciado o serviço que você oferece, é impossível manter-se sozinho no mercado de trabalho. Cedo ou tarde surgirão concorrentes para disputar espaço com sua empresa e, se você não for cuidadoso e deixar de buscar a excelência nos seus serviços, certamente será superado pelos seus adversários.
Quando falamos em concorrência acirrada, não estamos dizendo apenas que existem inúmeras empresas oferecendo o mesmo serviço, mas que existem inúmeras organizações se especializando sempre mais no atendimento ao cliente e oferecendo soluções inovadoras para o enfrentamento dos problemas. A exigência de novas posturas nunca para, o que faz com que a inovação também seja premissa constante. A habilidade de inovar será o fator determinante para o seu sucesso profissional.
Muitos têm medo dos desafios no mercado de trabalho, principalmente com relação ao enfrentamento dos concorrentes. Encarar oponentes e superá-los em um ambiente altamente competitivo, onde há muitos profissionais e poucas oportunidades, torna tudo ainda mais difícil e isso apavora. Superar a concorrência não significa prejudicá-los mas construir e desenvolver diferenciais competitivos. Ao invés de conflitar, busque o sucesso agregando mais qualidade no serviço oferecido.
É importante ser criativo nos detalhes e ter a inovação como lema para fidelizar os clientes. É necessário aperfeiçoamento, e alcança-lo exige renúncia à satisfação: pessoas satisfeitas não se aperfeiçoam em nada, acreditam ter alcançado um patamar de sucesso mas se esquecem de que estão sendo observadas de perto pela concorrência e que logo aparecerão empresas para competir pelo seu espaço e minar o seu sucesso. Todos temos um objetivo inicial e muitos ao alcançar esse propósito já se satisfazem; esse é o principal problema: o mundo não para, é inconstante, assim, nossos sonhos e projetos também precisam de renovação e aperfeiçoamento. É preciso estar sempre um passo à frente, estar preparado para oferecer algo novo incessantemente.
O perfil inovador é competência estratégica básica em qualquer área de atuação. Contar com ideias novas e pensar diferente são atitudes fundamentais dentro de qualquer negócio. Essa capacidade de se reinventar e utilizar a criatividade e o conhecimento para propor algo novo, coloca o inovador sempre em relação de vantagem com seus concorrentes. Empresas com melhor desempenho em inovação são mais propícias a crescer, se destacar e vencer a concorrência.
Hoje, sabemos que a inovação está intimamente ligada à tecnologia, algo ainda encarado como caro e dispensável. Por isso, muitas empresas deixam de investir. Um grande erro. Um investimento hoje pode (e vai) ser a manutenção do seu negócio amanhã. É possível prestar um serviço com qualidade crescente, contando com a ajuda de ferramentas eletrônicas que poupem seu tempo, eliminem o erro humano na execução de trabalhos manuais, aprimorem os resultados e evitem o retrabalho, como o e-Auditor. Embora haja um custo para a manutenção de ferramentas tecnológicas, as vantagens oferecidas trazem uma economia infinitamente maior ao negócio. Assim, você consegue prestar um serviço de mais qualidade, com (pelo menos) o mesmo custo.
A oferta é insuficiente e há muitos profissionais buscando empregos ou se aventurando no empreendedorismo e abrindo o próprio negócio: todos querendo ser profissionais contábeis bem-sucedidos. Muitos nunca param, ao contrário, se preparam e se aperfeiçoam para alcançar um diferencial, portanto, é realmente um desafio se destacar. Mas não é impossível. Não há apenas dificuldades, a qualificação oferece possibilidades de ganhos financeiros altos e de grande reconhecimento profissional, porém, estas conquistas são exclusivas às pessoas preparadas. Invista em cursos de especialização e em ferramentas que agreguem valor aos serviços que você oferece. Inove! Não fique inerte, não se dê por satisfeito. Não se torne obsoleto! Quanto mais conhecimento diferenciado, melhor. O mercado está carente de profissionais bem qualificados, que conseguem acompanhar a evolução dos processos e manter um padrão de crescimento constante.
Por Priscila Garcia