O número de autuações pelo Fisco por inconsistências cresce a cada dia. Arquivos de entrega digital como a ECF e ECD possibilitam inúmeros cruzamentos e análises, dentre eles as contas contábeis e os centros de custos.
Ainda são poucas as empresas que se atentam a isso, porém é mais ou menos como pilotar um avião sem o painel de controle, pois a Receita não realiza auditorias com base no plano de contas de sua empresa, mas com base no plano de contas referencial.
Você já pode imaginar as consequências: neste caso o avião pode até não cair, mas vai balançar bastante e dar muito susto. Por isso, se faz necessário utilizar sistemas de Auditoria Digital antes de declarar.
A 3ª Geração de Auditoria Automática pode te ajudar
A e-Auditoria disponibiliza diversos cruzamentos com a ECF e a ECD, para que os clientes possam conferir as informações dos seus arquivos com ainda mais detalhes.
Com o e-Auditor é possível cruzar as informações dos códigos de centros de custos e do plano de contas da empresa entre as Escriturações Fiscais e a Escrituração Contábil. O sistema ainda realiza as seguintes análises, apontando divergências de preenchimento e omissões de informações:
- ECF x EFD ICMS/IPI
- ECF x EFD Contribuições
- ECD x EFD ICMS/IPI
- ECD x EFD Contribuições
Atualmente é obrigatório informar os centros de custos e contas contábeis nas escriturações fiscais, por isso é bom prestar atenção na compatibilidade do que for declarado.
Para saber mais acesse.