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6 problemas comuns que evitam um controle de estoque eficiente

Existem alguns problemas comuns que podem fazer com que o controle de estoque não seja eficiente. A e-Auditoria reuniu alguns deles para que você evite esses erros.

e-Auditoria
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27/08/2024
A imagem apresenta umm fundo branco com duas inserções: na esquerda, uma foto de três pessoas utilizando um computador; à direita, três listras azuis.

A tecnologia, como as ferramentas da e-Auditoria, é uma ótima maneira de manter um controle de estoque eficiente.



Existem alguns problemas comuns que podem fazer com que o controle de estoque não seja eficiente. A e-Auditoria reuniu alguns deles para que você evite esses erros.

A imagem apresenta umm fundo branco com duas inserções: na esquerda, uma foto de três pessoas utilizando um computador; à direita, três listras azuis.
As ferramentas da e-Auditoria podem te auxiliar a manter um controle de estoque correto e efetivo.

Erros na entrega do inventário no SPED FISCAL podem resultar em inconsistências graves, que são facilmente detectadas pela fiscalização através dos arquivos da EFD ICMS/IPI e das notas fiscais eletrônicas.

Para evitar problemas como omissões de entrada e saída, saldos negativos ou divergências entre os saldos declarados e os apurados, você deve seguir algumas práticas recomendadas.

Por isso, a e-Auditoria reuniu seis pontos importantes que devem ser observados para manter um controle de estoque eficiente e em conformidade com as exigências fiscais.

6 problemas comuns no controle de estoque

Primeiramente, manter um controle de estoque eficiente e em conformidade com as exigências fiscais é essencial para qualquer empresa. Ao aplicar mais rigorosidade, as empresas podem garantir que seus registros estejam sempre corretos e atualizados. Dessa forma, elas evitam problemas futuros com o fisco.

Seguir as práticas de auditoria digital, estar em conformidade com a legislação vigente e corrigir erros prontamente são passos fundamentais para um controle de estoque eficaz e uma gestão bem-sucedida.

Descrição errada do produto

A descrição do produto deve ser clara e específica, como exigido no guia prático da EFD ICMS/IPI e no regulamento do IPI. Evite descrições genéricas, pois elas podem prejudicar os controles internos da empresa ao associar um único código a diferentes itens.

Entrada sem enfoque do declarante

As informações da EFD ICMS/IPI precisam refletir o ponto de vista do declarante. Isso inclui o “código do item”. Então, usar o código do fornecedor para entrada e um código próprio para venda causa discrepâncias no estoque, podendo resultar em omissão de entrada ou saída.

Utilização de códigos diferentes nos documentos fiscais

É um erro comum usar códigos diferentes entre o documento fiscal e a EFD ICMS/IPI. Certifique-se de que o código do produto na NF-e corresponda exatamente ao informado no Bloco H e no registro 0200, evitando espaços em branco ou caracteres adicionais.

Fatores de conversão de unidade de medida (0220)

O registro 0220 deve conter os fatores de conversão para diferentes unidades de medida. Essa informação é crucial para o controle de estoque, especialmente quando a empresa cadastra um item em uma unidade de medida e o vende em outra. Utilize a menor unidade comercializada no campo 06 do registro 0200 (UNID_INV).

Detalhamento de unidades de medida (0190)

Quando fornecedores diferentes vendem o mesmo produto em quantidades diferentes, é essencial detalhar as unidades de medida no registro 0190. Por exemplo, use códigos como CX 12 (caixa com 12 unidades) e CX 24 (caixa com 24 unidades) para manter o controle de estoque preciso.

Alterações de itens sem a geração do Registro 0205

Quando os códigos de item são alterados, é fundamental registrar essas mudanças no registro 0205. Além disso, não fazer essa correção leva a um controle de estoque incorreto, resultando em saldos finais alterados e possíveis omissões de entradas ou saídas.

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