Existem alguns problemas comuns que podem fazer com que o controle de estoque não seja eficiente. A e-Auditoria reuniu alguns deles para que você evite esses erros.
Erros na entrega do inventário no SPED FISCAL podem resultar em inconsistências graves, que são facilmente detectadas pela fiscalização através dos arquivos da EFD ICMS/IPI e das notas fiscais eletrônicas.
Para evitar problemas como omissões de entrada e saída, saldos negativos ou divergências entre os saldos declarados e os apurados, você deve seguir algumas práticas recomendadas.
Por isso, a e-Auditoria reuniu seis pontos importantes que devem ser observados para manter um controle de estoque eficiente e em conformidade com as exigências fiscais.
6 problemas comuns no controle de estoque
Primeiramente, manter um controle de estoque eficiente e em conformidade com as exigências fiscais é essencial para qualquer empresa. Ao aplicar mais rigorosidade, as empresas podem garantir que seus registros estejam sempre corretos e atualizados. Dessa forma, elas evitam problemas futuros com o fisco.
Seguir as práticas de auditoria digital, estar em conformidade com a legislação vigente e corrigir erros prontamente são passos fundamentais para um controle de estoque eficaz e uma gestão bem-sucedida.
Descrição errada do produto
A descrição do produto deve ser clara e específica, como exigido no guia prático da EFD ICMS/IPI e no regulamento do IPI. Evite descrições genéricas, pois elas podem prejudicar os controles internos da empresa ao associar um único código a diferentes itens.
Entrada sem enfoque do declarante
As informações da EFD ICMS/IPI precisam refletir o ponto de vista do declarante. Isso inclui o “código do item”. Então, usar o código do fornecedor para entrada e um código próprio para venda causa discrepâncias no estoque, podendo resultar em omissão de entrada ou saída.
Utilização de códigos diferentes nos documentos fiscais
É um erro comum usar códigos diferentes entre o documento fiscal e a EFD ICMS/IPI. Certifique-se de que o código do produto na NF-e corresponda exatamente ao informado no Bloco H e no registro 0200, evitando espaços em branco ou caracteres adicionais.
Fatores de conversão de unidade de medida (0220)
O registro 0220 deve conter os fatores de conversão para diferentes unidades de medida. Essa informação é crucial para o controle de estoque, especialmente quando a empresa cadastra um item em uma unidade de medida e o vende em outra. Utilize a menor unidade comercializada no campo 06 do registro 0200 (UNID_INV).
Detalhamento de unidades de medida (0190)
Quando fornecedores diferentes vendem o mesmo produto em quantidades diferentes, é essencial detalhar as unidades de medida no registro 0190. Por exemplo, use códigos como CX 12 (caixa com 12 unidades) e CX 24 (caixa com 24 unidades) para manter o controle de estoque preciso.
Alterações de itens sem a geração do Registro 0205
Quando os códigos de item são alterados, é fundamental registrar essas mudanças no registro 0205. Além disso, não fazer essa correção leva a um controle de estoque incorreto, resultando em saldos finais alterados e possíveis omissões de entradas ou saídas.