Entenda as diferenças entre a EFD Contribuições Consolidada e Detalhada e aprenda a recuperar créditos com o e-Recuperador.
Você já se pegou no meio de um labirinto fiscal, tentando entender qual o melhor caminho para a apuração e recuperação de créditos tributários? Assim como em uma boa comédia romântica, onde os protagonistas enfrentam desencontros até encontrarem o final feliz, navegar entre a EFD Contribuições Consolidada e a Detalhada pode ser um desafio.
Mas calma! Não precisa sair correndo ou desistir no meio do caminho. Assim como aquele amigo que sempre tem um conselho na manga, a e-Auditoria está aqui para ajudar você a desvendar essas diferenças e encontrar a melhor solução para o seu negócio.
EFD Contribuições Consolidada: o resumo da história
A EFD Contribuições Consolidada é como aquele resumo que te dá a visão geral da trama sem entrar em todos os detalhes. Exclusiva para empresas do Lucro Presumido, ela apresenta os valores agrupados ou aglutinados, sem o detalhamento de cada documento fiscal.
- Leia também – Simples Nacional: o que é, quem pode se inscrever e mais
Aqui, a escrituração traz somente os valores totais de receita, segregados por Código de Situação Tributária (CST). É uma ‘versão reduzida da história’, onde você apresenta os lançamentos de acordo com os campos-chave dos registros.
Alguns pontos importantes sobre a EFD Consolidada:
- Regime de caixa: utiliza os registros F500/F510/F525;
- Regime de competência: utiliza os registros F550/F560;
- Em ambos os casos, é necessário utilizar o registro 1900 para consolidar os documentos emitidos no período;
- Atenção: para optantes pelo regime de caixa, a escrituração somente pode ser feita através do modelo consolidado.
Na EFD Consolidada, as vendas por Nota Fiscal eletrônica (NF-e) são registradas no valor total dos itens do mês, em vez de cada documento fiscal individualmente. É como contar a história do mês inteiro em um único capítulo!
EFD Detalhada: cada cena em destaque
Se você é do tipo que gosta de saber todos os detalhes da trama, então a EFD Contribuições Detalhada é o seu ‘roteiro’ ideal. Utilizada por empresas do Lucro Real e também por algumas do Lucro Presumido, ela apresenta as receitas do período detalhadas por documento fiscal, item a item.
Consequentemente, isso significa que as empresas escrituram cada nota fiscal individualmente, oferecendo, assim, um nível mais profundo de informações. É como assistir à versão estendida do seu filme favorito, sem perder nenhuma cena!
Vantagens da EFD Detalhada:
- Maior detalhamento dos lançamentos, proporcionando mais precisão na apuração;
- Possibilidade de realizar a apuração da Exclusão do ICMS apenas através da EFD Contribuições, desde que contenha o Registro C170, sem a necessidade de importar os arquivos XML dos documentos fiscais eletrônicos.
Claro, um arquivo mais detalhado também significa um volume maior de informações para gerenciar. Mas para quem busca precisão e controle, cada detalhe conta!