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Procurando um sistema para achar erros no SPED?

e-Auditoria
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23/06/2017


por Maruscka Grassano*

Mês a mês, as equipes fiscais e contábeis correm contra o tempo para transmitir corretamente as obrigações acessórias ao Fisco. Além do volume de informações que as próprias declarações requerem e do fato dessas informações precisarem convergir entre si, é preciso lidar, ainda, com as recorrentes mudanças de prazos, constantes inovações tecnológicas, alterações legislativas e diversos problemas para validar os arquivos antes do envio.

Nesse cenário, todos concordam que é imprescindível realizar conferências sistemáticas nas informações que serão transmitidas à Receita. Entretanto, o profissional da área tributária tem dois caminhos a seguir: 1) conferir de forma manual milhares de regras legais e tentar cruzar informações entre dezenas de declarações ou 2) utilizar um sistema para achar erros no SPED, ou seja, realizar uma AUDITORIA ELETRÔNICA. Não é preciso muito raciocínio para concluir que é praticamente impossível conferir manualmente todas as declarações todos os meses (são milhares de itens a serem verificados!). Seria necessário montar uma grande equipe de profissionais e, mesmo assim, correr-se-ia o risco de haver erros humanos, sem contar que este processo seria muito lento e muito caro. Na verdade, quem faz auditoria de forma manual é o profissional “apaga incêndio”, que não consegue evoluir, pois vive correndo contra o tempo para corrigir um ou outro erro e deixa passar centenas de inconsistências para a fiscalização.

Então, o que fazem os profissionais atualizados, aqueles que se destacam no mercado? Utilizam tecnologia de ponta para auxiliar nas tarefas de conferência e, com isso, ganham tempo, economizam dinheiro e trabalham de forma muito mais segura. Esta é a forma mais indicada para garantir o compliance fiscal e contábil. Com um sistema para achar erros no SPED de forma rápida e completa, o profissional tem um verdadeiro mapa para agir na solução dos problemas, promovendo melhorias de processos em sua empresa e/ou cliente e, com isso, evitando futuro retrabalho e ganhando muito mais qualidade no serviço prestado.

Claro está que nos dias de hoje não é possível trabalhar de forma manual e que o profissional da área fiscal/contábil deve ter ao seu lado um sistema de AUDITORIA ELETRÔNICA. Mas qual sistema escolher? Os sistemas disponíveis têm as mesmas funções, fazem as mesmas coisas? A resposta é: NÃO, OS SISTEMAS DE AUDITORIA NÃO SÃO IGUAIS. Há sistemas no mercado que auditam apenas uma obrigação, como se não houvesse informações a serem cruzadas com outras declarações, outros sistemas fazem análises burocráticas, muito similares às do PVA, desconsiderando vários aspectos analisados pela fiscalização. Há ainda sistemas que fazem alguns poucos cruzamentos, mas ainda deixam passar várias inconsistências que podem resultar em autuações para as empresas.

Para trabalhar com AUDITORIA ELETRÔNICA é preciso ter o sistema mais completo, que abrange o maior número de obrigações, que tem a maior quantidade de regras programadas, que tem mapeada a tributação do ICMS, ICMS-ST, PIS, COFINS e IPI com todas as modificações ao longo dos anos. Um sistema que tenha análises baseadas em ações reais da fiscalização e (muito importante) que tenha especialistas para debater os resultados, ajudar na investigação das possíveis causas dos problemas e os caminhos a serem tomados para corrigir erros e melhorar processos. Tudo isso aliado ao que há de mais moderno em tecnologia, com capacidade de processar rapidamente arquivos grandes em pouco tempo.

O sistema que reúne todas estas características é o e-Auditor. Atualmente, mais de 140 mil empresas utilizam o e-Auditor mensalmente para achar erros no SPED. O sistema audita mais de trinta tipos de arquivos, cruza milhares de informações, gera relatórios inteligentes e disponibiliza um time de especialistas para auxiliar os clientes nos processos de correção, melhoria de processos e educação fiscal.

Para aqueles que desejarem conhecer o e-Auditor e como o sistema irá auxiliar na segurança das informações prestadas ao Fisco e na melhoria e aprimoramento dos profissionais envolvidos, basta acessar o portal www.e-auditor.com.br e solicitar um teste gratuito e sem compromisso. Não é por acaso que a e-Auditoria é a empresa que mais cresce em seu segmento.

*Maruscka Grassano é jornalista e integrante da equipe de comunicação e marketing da e-Auditoria



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